CNH Digital – Carteira de Habilitação no celular

Motoristas brasileiros não irão mais precisar carregar a carteira nacional de habilitação quando estiverem dirigindo. O Governo Federal através do Ministério das Cidades em parceria com a Serpro e Denatran, lançaram a CNH Digital, um documento que será gerado por meio de aplicativo de celular que também servirá como a tradicional carteira de papel.

A CNH Digital é a versão digital da carteira nacional de habilitação, que possui o mesmo valor jurídico da CNH tradicional impressa, e com vantagens adicionais que propiciam uma maior mobilidade, praticidade e comodidade. O documento permite uma fácil validação eletrônica, recuperação do documento e maior durabilidade.

cnh digital login

Cadastro da CNH Digital

O Cadastro da CNH Digital é feito no Portal de Serviços do Denatran e requer, neste versão, o uso de certificação digital, portanto o acesso deve ser efetuado por um equipamento que permita o uso deste certificado, como smartphones de última geração.

Para ativar seu cadastro da nova carteira de habilitação digital, será preciso clicar no link do email enviado pelo Denatran. Depois da confirmação, basta fazer o login no aplicativo instalado em seu aparelho celular que deseja ter o documento.

codigo cnh digital

A CNH digital começa a valer a partir de fevereiro de 2018. O aplicativo oficial do programa ainda não está disponível para download nas loja de aplicativo Apple, Google e Microsoft. O lançamento do projeto deverá acontecer no fim de 2017.

Acesso e Segurança

No primeiro acesso ao aplicativo, será preciso criar um PIN, que é uma senha de 4 dígitos, para armazenar seus dados e documentos com segurança. Você só precisa inserir o PIN criado em seu cadastro para poder ter acesso a todos os documentos pessoais de sua CNH.

A CNH Digital possui um QR Code que pode ser lido e validado quando solicitado por autoridades.

Gerar a CNH Digital

Outra função presente no aplicativo é a possiblidade de exportar sua CNH Digital, conferindo assim a autenticidade de todos os dados do documento através da assinatura digital do usuário, cadastrada no Denatran. Esta autenticidade dos dados pode ser verificada no Assinador Digital do Aplicativo da CNH nos aparelhos smartphones.

O usuário poderá bloquear o acesso a seu documento em seu aparelho, impedindo assim o acesso a sua conta e a todos seus documento pessoais. Para isto, é preciso acessar o Portal de Serviços do Denatran e informar certificado digital e solicitar seu desbloqueio do cadastro e da conta.

Deixe uma resposta