Como funciona o ID Jovem

cadastro id jovem

O ID Jovem é um programa criado pelo Governo Federal, que dá direito a meia-entrada em eventos culturais e esportivos. Além da meia entrada, o benefício garante gratuidade ou desconto em viagens interestaduais de ônibus ou trem.

Poucos jovens no Brasil conhecem de fato o programa, dos quase 16 milhões de jovens que tem direito ao programa, apenas 20 mil estão utilizando efetivamente os benefícios do Id Jovem no país. Pensando no aumento desse número e na divulgação do programa, a A Secretaria Nacional da Juventude está percorrendo os 27 estados do Brasil num caravana nacional para divulgação do Identidade Jovem.

Confira abaixo mais detalhes sobre o benefício, quem tem direito e como fazer o ID Jovem.

Quem pode criar o ID Jovem

O programa Identidade Jovem foi criado para jovens de 15 a 29 anos, que possuem renda familiar de até dois salários-mínimos e, estejam inscritos no Cadastro Único do Governo Federal. É importante que os dados e informações do cadastro do cidadão, estejam atualizados há pelo menos 2 anos.

Aqueles que ainda não tem cadastro e gostariam de participar do programa, devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor responsável pelo Cadastro Único de seu município.

Os jovens que se enquadram nessas regras, poderão utilizar o cartão do ID jovem para ter direito a meia entrada em cinemas, eventos esportivos, shows, teatro e também vagas gratuitas em transportes coletivos interestaduais, através da emissão de passagens gratuitas.

cadastro id jovem

Como se cadastrar

O Cadastro ao ID Jovem pode ser gerado pelo site oficial do programa, ou pelo aplicativo do programa para smartphones, Android, iOS ou Windows Phone. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado no celular através de conexão com a internet.

Depois de instalado, basta um cadastro simples para que o jovem possa ter acesso ao aplicativo do Identidade Jovem. O cadastro deve ser feito no próprio app, com informações de nome do usuário, número do NIS, data de nascimento e nome da mãe. Depois de gerado o documento, o jovem poderá utilizá-lo para conseguir os benefícios citados acima.

O NIS – Número de Identificação Social é um número de 11 dígitos utilizado pelo Governo no CadUnico, para controlar os cadastros de beneficiários de programas sociais do Brasil, como Bolsa Família. O mesmo cadastro, será utilizado para selecionar os jovens que terão direito a carteira do ID Jovem.

Acesse o site: https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/#/jovem

Passagens gratuitas com o Identidade Jovem

Criada há cinco meses, o programa além do benefício de 50% nos ingressos, os jovens também terão direito a vagas gratuitas ou desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. Existe um limite para o número de vagas gratuitas no transporte coletivo.

Mas depois de esgotadas as vagas gratuitas destinadas ao ID Jovem, os usuários terão direito ainda a mais duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor total das passagens, de acordo com as regras do programa.

Como funciona o ID Jovem
Avalie

Deixe uma resposta