Como funciona o desconto nas viagens para Aposentados

Assim como o ID Jovem, que garante viagens gratuitas para jovens de baixa renda, idosos já aposentados também pode ter benefícios para transporte coletivo.

Quem está na terceira idade sabe que tem direito a alguns benefícios, muitos deles concedidos em reconhecimento a uma vida dedicada ao trabalho e à economia do país. Mas se você pensa que é só na área da saúde que estão os descontos para aposentados, está enganado. Há vantagens em setores como previdência social, habitação, transporte, cultura e lazer. Aproveitá-las é sinônimo de economia, o que é sempre válido.

Além de assento prioritário, idosos podem ter descontos na passagem de ônibus.

Viagem com descontos para aposentados

Conheça a seguir mais detalhes de descontos para aposentados em diversas áreas. Veja quais são os benefícios e também como ter acesso às vantagens oferecidas.

Transportes

Um dos benefícios mais conhecidos para quem está na terceira idade, o passe livre no transporte público vale para qualquer tipo urbano e semiurbano, como ônibus, trem ou metrô.

De forma geral, a vantagem é concedida para maiores de 65 anos, mas em algumas cidades, mulheres a partir de 60 anos já recebem o passe livre. Por isso, vale a pena consultar a Secretaria de Transporte de seu município e se informar.

Para o transporte interestadual, regras também beneficiam os idosos. Segundo informação do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), cada veículo destinado a esse fim (ônibus, trem ou barco) deve reservar dois assentos gratuitos para maiores de 65 anos em cada viagem, contanto que esses passageiros tenham renda igual ou menor a dois salários mínimos.

Caso as vagas já tenham sido preenchidas, outros idosos têm desconto de 50% no preço da passagem.

Outros benefícios para quem já conseguiu aposentadoria

INSS

Para quem ainda não encaminhou sua aposentadoria, pessoas de 65 anos para cima podem requerer junto à Previdência Social o recebimento de um salário mínimo do INSS. É importante ficar atento as regras de aposentadoria por idade pelo INSS, pois podem mudar com a reforma da previdência.

O benefício é dado em comprovação de que o requerente não tem nenhuma fonte de renda e cuja renda familiar seja menor que um quarto de salário mínimo por pessoa.

Cultura e lazer

Outra regra que se aplica em diversas cidades e estados é o desconto de 50% para ingressos em atividades culturais, como cinema e teatro, assim como eventos esportivos, como jogos de futebol, por exemplo.

O processo para a requisição desse benefício varia de lugar para lugar, mas na maioria dos casos, é possível usufruir dessa vantagem apenas apresentando na bilheteria o documento de identidade.

Justiça

Um benefício que não é tão conhecido é que pessoas acima de 60 anos, com processos judiciais em andamento, podem solicitar prioridade para a tramitação, não importa qual seja a instância. Para isso, é importante pedir o auxílio de um advogado, que será responsável por fazer um requerimento de prioridade nos trâmites.

Impostos

Em alguns estados no Brasil, quem é idoso pode requerer a isenção de taxas, como IPTU e IPVA, voltados a imóveis e veículos, respectivamente. Para isso, vale a pena entrar em contato com as secretarias competentes em seu estado ou município para se informar sobre o benefício.

Habitação

Pessoas com idade acima dos 60 anos também contam com vantagens, caso queiram adquirir um imóvel próprio. Previsto em lei, idosos têm prioridade em programas habitacionais públicos ou subsidiados pelo governo. Neles, 3% das unidades devem ser reservadas para idosos.

Além disso, os critérios de financiamento devem ser ajustados para se tornarem compatíveis com os ganhos provenientes de aposentadorias e pensões. Para os interessados, é necessário entrar em contato com a empresa ou órgão do governo responsável pelo programa habitacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *