Consulta Cidadão: Tudo sobre o Cadastro Único do Governo

O Consulta Cidadão do Governo Federal é um site e aplicativo voltado para pessoas que estejam cadastradas no Cadastro Único e que tenham direito à benefícios sociais.

Através dele é possível verificar alguns dos dados cadastrados e também gerar um comprovante de cadastramento para impressão.

Todo o sistema foi criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).

É um sistema totalmente seguro e que visa facilitar as consultas daqueles que hoje contam com acesso à internet.

Como fazer a Consulta Cidadão?

Para poder conferir os dados contidos no Cadastro Único é preciso primeiramente acessar:

Então preencha o seu nome completo, data de nascimento, nome da mãe e o estado e município em que se encontra o seu cadastro.

Depois selecione a caixa “Não sou um robô” e clique em “Emitir”. Talvez seja necessário localizar as imagens no Captcha para comprovar a autenticidade, mas nem sempre elas são solicitadas.

Leia também sobre o Cadastro Único – CadUnico

Então na próxima etapa o sistema irá exibir os dados registrados no Cadastro Único em forma de tabela. Nele estará o Número de Identificação Social (NIS), nome, sexo, data de nascimento, nome do município e unidade de federação (UF).

Diante de todas estas informações, será possível gerar o comprovante de cadastramento. Para imprimir basta clicar no ícone de impressora localizado em “Ação” logo após o município.

Para mais detalhes da Consulta Cidadão Cadastro Único consulte o Manual de uso.

Meus dados não foram localizados e agora?

Pode ser que o sistema não encontre seus dados, onde isso pode ocorrer por conta de uma falha na digitação dos dados pessoais ou pelo usuário estar há menos de 45 dias incluso no Cad Único.

Se for a segunda opção, será necessário aguardar mais alguns dias.

Quais são os dados contidos no Consulta Cidadão?

A pessoa que realizou a consulta terá seu nome, NIS, data de nascimento, nome da mãe, data de cadastramento da família no Cadastro Único, município e UF, última atualização, faixa de renda familiar total e por pessoa.

Além do nome completo e data de nascimento de todos os integrantes da família e o NIS de cada um deles.

O sistema também apresenta o número de identificação do responsável e o grau de parentesco daquele que fez a consulta com o responsável familiar.

Consulta Cidadão é seguro?

O sistema foi desenvolvido com total segurança. Para verificar a autenticidade do comprovante de cadastramento será preciso acessar o portal do MDSA e encontrar o botão “Validar” localizado logo acima da página de consulta.

Você vai precisar informar o número da certidão, selecionar a caixa “Não sou um robô” e então clicar em “Validar”. Será exibida uma tela com a validação completa do Comprovante de Cadastramento e a chave de segurança.

Em alguns casos é possível validar o Comprovante através de um QR Code.

Depois da validação concluída será exibido as seguintes informações:

  • Chave de segurança;
  • Identificação do nome de quem realizou a consulta;
  • NIS de quem realizou a consulta;
  • Data de nascimento;
  • Dia e hora da consulta;
  • Além da validade do Comprovante de cadastramento.

Baixe o Consulta Cidadão em seu celular

Os aplicativos estão disponíveis para download no seu celular, o que facilita ainda mais a consulta. Eles podem ser baixados através dos seguintes endereços eletrônicos:

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.mds.cadastrounico&hl=pt_BR

iOS: https://apps.apple.com/br/app/meu-cad%C3%BAnico/id1405740503

Deixe um comentário