id jovem

ID Jovem: Tire suas dúvidas sobre o programa

O ID Jovem é o novo programa do Governo que irá garantir acesso por meia entrada em eventos esportivos, shows, cinemas e teatros para jovens de baixa renda. Confira abaixo mais detalhes sobre o programa e com fazer sua Identidade Jovem.

Muitas vezes, o jovem brasileiro não possui acesso à cinema, teatro, jogos de futebol ou também shows culturais por falta de dinheiro. É sabido que a entrada para muitas dessas atrações não é tão acessível quanto se pensa. Uma sociedade sem acesso à essas plataformas culturais, tende a ficar privada de conhecimento e reflexão.

Portanto, no último ano, o Governo Federal lançou o ID Jovem, que promete diminuir essa distância entre jovens e atrações culturais. Quer conhecer um pouco mais sobre o programa Identidade Jovem? Leia o artigo abaixo.

id jovem

O que é ID Jovem

O ID Jovem é um programa do Governo Federal que promove documentos de identificação para o público jovem, com faixa etária de 15 a 29 anos. Para tanto, será preciso que a renda familiar seja correspondente a, no máximo, dois salários mínimos (R$ 1.874) e seja matriculada no Cadastro Único para Programas Sociais, também conhecido como CadÚnico.

O mais legal à respeito do ID Jovem é que todo o processo de elaboração e definição dos modelos do documento foram debatidas e validades com a sociedade por meio de entidades estudantis, movimentos de juventude organizados, assim como sócios do setor cultural e empresários de clube de futebol.

Como funciona o Identidade Jovem

Com a inscrição no ID Jovem em mãos, o jovem poderá apresentar a documentação em salas de cinema, teatros, empresas de transporte interestadual e também estádios de futebol. A conferência do documento será realizado por meio de um QR CODE.

A apresentação do ID Jovem poderá ser realizado por meio de um cartão virtual que pode ser gerado por um aplicativo que pode ser instalado em seu celular. O programa ID Jovem pretende atingir mais de 18,4 milhões de jovens com baixa renda.

A Caixa Econômica Federal, instituição bancária estatal, será a responsável pela disponibilização do documento, assim como o controle de cadastro. Isto porque verificou-se que ela já possui uma certa experiência na gestão de programas sociais do Governo Federal voltados para famílias de baixa renda, como Bolsa Família; Bolsa Verde; Minha Casa, Minha Vida e Cartão Reforma.

Como se cadastrar no ID Jovem

O cadastro no ID Jovem é feito exclusivamente por meio da internet. Para tanto, basta acessar a área de inscrição no site do ID Jovem pelo seguinte endereço eletrônico: https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/#/jovem. Na ocasião, são requeridas algumas informações para efetivação da matrícula no programa, como o número de inscrição social (NIS), nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

O processo de inscrição no programa é muito simples e fácil, além de poder ser feito em dentro de pouquíssimos minutos.

Como dito acima, o cadastro do ID Jovem é realizado apenas pela internet. No entanto, há uma exceção. Como algumas regiões possuem dificuldade de acesso à internet, a Caixa disponibilizou a emissão do documento por meio de cartões plásticos para tais regiões.

Está com alguma dúvida sobre o ID Jovem? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-los.

Mais informações em caixa.gov.br

2 comments

  1. Maria

    Esses beneficios são validos para cursos tecnicos, como por exemplo pagar apenas metade na inscrição ou mensalidade

    1. Jovem Post author

      Não, somente para viagens interestaduais, shows, jogos, teatro e eventos diversos, assim como foi escrito no artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *