projovem-jovens-estudando

Projovem: O que é, como funciona, inscrições, datas

Quando se trata de educação, o Brasil luta para tentar melhorar o acesso das pessoas a escola e dar mais oportunidades de estudo e capacitação para crianças, jovens e adultos.

E buscando suprir a necessidade de muitas pessoas por educação e capacitação, o Ministério da Educação criou um programa para dar a chance der um futuro melhor a muitos jovens.

O Projovem é o Programa Nacional de Inclusão de Jovens que se destina a ajudar na formação educacional, ajudando a elevar a escolaridade e promover a formação e a qualificação profissional de muitos jovens no país. O foco é em pessoas que ainda não possuem o ensino fundamental completo, mas que sabem ler e escrever.

O objetivo é aprimorar a formação destas pessoas, tornando as aptas a exercer uma profissão e a buscar o primeiro emprego ou um emprego melhor qualificado, ajudando na qualidade de vida e na inserção social destas pessoas.

Como funciona o Projovem

O programa funciona com a coordenação do Governo Federal em parceria com os estados e municípios, tendo sido implantado em 2005, e sendo reformulado em 2008. Ele atende jovens de idades entre 15 a 29 anos, conforme as modalidades abrangidas pelo programa.

Ele é composto de cursos de qualificação profissional e social que ajudam no início da carreira e a inserção destes jovens no mercado de trabalho. Os participantes recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 100,00, desde que frequentem pelo menos 75% das aulas.

Os cursos visam abranger áreas de maior demanda profissional, como Administração, Arte e Cultura, Construção civil (revestimentos, instalações, entre outros), madeira e móveis, Metalmecânica, Serviços Domésticos, Serviços Pessoais, Gestão Pública, Terceiro Setor entre outros cursos.

Os cursos têm em geral duração de 18 meses, divididos em 6 módulos temáticos de 3 meses cada. Além do certificado de conclusão do curso de capacitação, o jovem também recebe o certificado de conclusão do ensino fundamental, o que possibilita o jovem a continuar estudando se assim preferir.

Modalidades do Programa

O programa Projovem inclui algumas modalidades, de acordo com o perfil dos jovens atendidos:

  • Adolescentes: inclui jovens de 15 a 17 anos de famílias beneficiárias de programas assistências do governo ou em situação de risco social, e os portadores de deficiência têm preferência. Neste caso, não há bolsa e a permanência no curso depende da frequencia na escola regular.
  • Urbano: destinado a jovens com faixa etária entre 18 a 29 anos, que não concluíram o ensino fundamental e que são residentes de zonas urbanas, preferencialmente em locais de maior isco social e altas taxas de violência.
  • Campo: Destinado a jovens agricultores com idades entre 18 a 29 anos, residentes das zonas rurais. O programa neste caso pode durara de 18 meses a 2 anos e tem algumas particularidades em relação curriculum do programa Urbano.

Inscrições Projovem e informações

O programa funciona em parceria com estado e municípios e cabe a eles realizar seu cadastro junto ao Governo Federal, disponibilizar os locais para as aulas , propor os cursos  serem ministrados e definir o número de vagas ofertadas.

As inscrições são feitas uma vez por ano através da internet ou presencialmente, na secretaria das escolas que oferecem os cursos. As inscrições abrem em geral no período de fevereiro a março, com aulas iniciando no mês seguinte.

Para se inscrever o estudante deverá apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, declaração ou histórico escolar, comprovante de residência e duas fotos 3×4. Se o jovem não possuir o histórico escolar, pode ser realizada uma prova de proficiência me leitura e escrita.

Conforme a coordenação do programa, se o número de candidatos inscritos no programa exceder a quantidade de vagas oferecidas, será feita uma seleção dos candidatos através de sorteio.

O Projovem Urbano possui carga horária de 2.000 horas, que deve ser cumprida ao longo de 78 semanas, ou aproximadamente 18 meses. As aulas ocorrem em geral no período naturno, de segunda a sexta feira. O conteúdo inclui as disciplinas do ensino fundamental, aulas de inglês, de informática, aprendizado de uma profissão e atividades sociais e comunitárias, de forma dinâmica e integrada.

Esta é uma ótima oportunidade para jovens que não puderem estudar por qualquer motivo para se capacitar e abrir portas para novas oportunidades de trabalho e conhecimento.

Para saber mais sobre este e outros assuntos relevantes, navegue em nosso site.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *