pronatec mec

 Pronatec Voluntário

O Pronatec voluntário oferece aos cidadãos brasileiros mais uma oportunidade de se qualificar profissionalmente e ter acesso a educação de forma gratuita.

Sabemos a importância de ter uma formação profissional com qualidade e que nos garanta uma boa colocação no mercado de trabalho, pois está ficando difícil conseguir emprego sem estar preparado para atingir as exigências do mercado.

Leia também sobre o SISUTEC

Se você jovem ou adulto de baixa renda está em busca de uma qualificação profissional ou ensino técnico que dê a oportunidade de melhorar de vida e conseguir uma profissão, mas não tem condições de pagar por isso, saiba que o Ministério do Desenvolvimento Social e Ministério da educação disponibilizam diversas vagas de cursos profissionalizantes e ensino técnico gratuito através do Pronatec e instituições públicas e privadas, durante todo o ano em território nacional.

O que é Pronatec Voluntário?

Você já deve ter ouvido falar sobre os cursos técnicos Pronatec (Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) que oferece cursos profissionalizantes gratuitos.

O Pronatec voluntário nada mais é do que uma extensão e iniciativa do Ministério de Educação para disponibilizar oportunidade de cursos gratuitos FIC (Formação inicial e continuada), qualificação profissional e também ensino técnico de nível médio por meio do SETEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia).

Os cursos oferecidos no programa são realizados com os recursos das próprias instituições privadas, as quais disponibilizam o EPT (Educação Profissional e Tecnológica) de forma totalmente gratuita para os alunos.

Como funciona o Pronatec Voluntário?

Para participar do programa Pronatec voluntário e conseguir preencher as vagas disponíveis é preciso entender como funcionam as modalidades nesse projeto de ensino gratuito.

Cursos FIC

O Pronatec voluntário oferece os cursos na modalidade de formação continuada (FIC) ou qualificação que possuem uma curta duração no período de três a cinco meses com foco numa área de atuação específica, que proporciona o desenvolvimento de aptidões na vida social e produtiva do estudante, preparando-o para o mercado de trabalho.

O aluno poderá escolher entre participar dos cursos FIC à distância ou presencial. Os pré-requisitos para matrícula irá depender da situação socioeconômica, idade e grau de escolaridade de acordo com o curso escolhido.

No Pronatec voluntário os candidatos que tenham o ensino fundamental incompleto podem inscrever-se desde que atendam aos outros critérios exigidos pelo programa.

Ao concluir o curso de formação continuada o aluno recebe um certificado de qualificação profissional e na maioria dos casos pode até ser encaminhado a uma vaga de trabalho em empresas dependendo de seu desempenho.

Cursos técnicos Pronatec

A modalidade de cursos técnicos de nível médio Pronatec é disponibilizada somente para jovens que tenham concluído o ensino médio em rede pública. Os cursos técnicos do Pronatec voluntário têm o período de duração entre um a dois anos, dependendo do curso escolhido e carga horária necessária para aplicação de matérias, atividades e estágios, caso necessário.

O aluno poderá escolher entre estudar presencialmente ou à distância.

Ao término do curso o estudante receberá um certificado de formação técnica na habilitação profissional, que será válido em todo o país.

Ambas as modalidades de cursos técnicos ou FIC serão oferecidas por instituições de ensino privadas que tenham parceria com o Pronatec voluntário, de modo que os cursos disponibilizados serão totalmente gratuitos e de acesso para toda a comunidade que atenda aos pré-requisitos.

Para saber quais os cursos FIC e técnicos são oferecidos pelo Pronatec Voluntário acesse o link do Ministério de Educação.

Quem pode participar do Pronatec voluntário

Como mencionado anteriormente, os cursos Pronatec voluntário são disponibilizados para toda a população com o objetivo de ampliar o acesso à educação e oportunidades para os cidadãos no mercado de trabalho. Confira quem pode participar:

  • Beneficiários de programas sociais;
  • Trabalhadores e desempregados;
  • Silvicultores;
  • Agricultores familiares;
  • Extrativistas;
  • Aquicultores;
  • Pescadores, comunidades quilombolas e indígenas;
  • Jovens ou adolescentes que estejam cumprindo pena sócio educativa.

Inscrições Pronatec voluntário

Para saber quais as instituições privadas mais próximas de você que oferecem os cursos de qualificação FIC e Técnicos do Pronatec voluntário, acesse o site e realize a inscrição.

As inscrições preferenciais são realizadas pelo SEDUC (Secretaria Estadual Distrital de Educação) e por Ministérios de Turismo, Agricultura, Indústria, Ciência, Tecnologia e outros, referente aos cursos que são oferecidos.

Os candidatos pré – matriculados pelo SEDUC e Ministérios, receberão um documento conhecido como “Carta de encaminhamento”. Nesta carta estarão os prazos e informações necessárias para que o cidadão realize sua matricula e comece a ter acesso à educação profissionalizante.

Candidatos que não se enquadram no perfil preferencial e deseja participar das vagas de livre concorrência, acesse o site Pronatec para realizar as inscrições.

De modo geral, a inscrição é bem simples, após acessar o site e identificar qual a instituição oferece o curso que deseja, basta preencher o formulário com os seus dados pessoais e de renda que atendam os critérios exigidos pelo Pronatec Voluntário.

Regras para participar do Pronatec voluntário

Conseguir uma vaga e participar do Pronatec voluntário não é difícil, mas é preciso atender as exigências para poder realizar a inscrição e por fim efetuar sua matrícula.

Conheça a seguir as regras que são solicitadas pelo Pronatec voluntário.

  • O candidato deve ter no mínimo 15 anos de idade;
  • Renda inferior a dois salários mínimos;
  • Ter estudado nas redes de ensino das escolas públicas;
  • Participar de programas sociais como o bolsa família ou CadÚnico;

Escolaridade

Para os cursos FIC qualquer cidadão independente do grau de escolaridade (ensino fundamental incompleto) pode participar desde que comprove renda.

Cursos técnicos oferecidos pelo Pronatec voluntário exigem estar estudando ou ter concluído o ensino médio em instituição de ensino pública.

Matrícula Pronatec voluntário

A matrícula dos cursos Pronatec voluntário é realizada pelo próprio candidato na instituição de ensino em que o curso será oferecido, caso seja menor de idade deve estar acompanhado por um responsável.

Para realizar sua matrícula em cursos à distância você deverá acessar a plataforma EAD que é informada na carta de encaminhamento.

No final do processo o aluno receberá um Termo de Compromisso com o Pronatec voluntário por email ou entregue de forma impressa pela instituição, que é um certificado para confirmar a matrícula.

Para mais informações acesse o site Pronatec.

 

.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *