RG Online: Como tirar a 2ª Via da Identidade Pela internet

Serviço RG Expresso permite solicitar a 2ª Via do RG Online

Em Salvador recentemente foi lançado um novo serviço para o cidadão que precise solicitar a impressão do documento de identidade. Agora é possível através da plataforma digital, solicitar a impressão do RG de forma totalmente online.

O serviço que foi anunciado recentemente pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Salvador, está hospedado na plataforma “RG Expresso”.

Porém essa novidade conta com uma regra fundamental para sua utilização: É preciso que o último documento de identidade tenha sido solicitado em um período de no máximo dois anos.

É preciso também que o cidadão esteja em dia com as biometrias no sistema, que abrangem um conjunto de impressão digital, assinatura atualizada e também fotografia.

Como solicitar o RG online?

Primeiramente acesse o site:

https://www.sacdigital.ba.gov.br/

Então clique em “Serviços digitais” e depois em “Solicitar reimpressão da carteira de identidade – RG expresso”.

Depois clique em “Solicitar”.

Insira seus dados pessoais fazendo um cadastro completo no sistema. Isso evita que outros possam fazer solicitações do RG sem a sua autorização. Outro mecanismo de segurança é na hora da retirada do documento, que deverá ser feita pessoalmente pelo titular e com autenticação biométrica.

Retirada do documento após pedido online

Depois de solicitar a impressão do RG online, será necessário ir buscar o documento nos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que estejam devidamente cadastrados na capital baiana.

Os postos disponíveis para a retirada são os de Bela Vista, Salvador, Shopping Barra, Bahia, Liberdade, Pernambués ou Paralela. Ao longo dos próximos dias novos postos estarão inclusos nesta novidade do governo baiano.

A impressão deverá estar pronta em no máximo cinco dias úteis. Inclusive uma das recomendações é justamente deixar para ir no 5º dia, assim garantindo que a impressão esteja concluída.

É preciso pagar pelo RG Online?

Sim. Após fazer o cadastro e a solicitação, será necessário emitir uma guia do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que hoje está no valor de R$ 37,77.

O boleto é compensado em até três dias úteis. Depois é só aguardar o prazo gerado pelo próprio sistema para a retirada do novo RG.

O novo RG deverá apresentar a data de expedição da última via que foi solicitada presencialmente, ou seja, com data de no máximo dois anos. A data do novo pedido também estará impressa, pois se trata de um documento reimpresso.

Tudo isso é feito por questões de segurança.

Emissão do RG de outros estados Online

Alguns estados também oferecem serviço de emissão do RG online, confira os links abaixo:

Deixe um comentário