Sisutec – Cursos Técnicos

Você deseja ingressar em uma instituição de ensino superior através de bolsas de estudos? Conheça o Sisutec, uma das oportunidades de acesso à educação disponibilizada aos brasileiros de forma totalmente gratuita. 

Neste artigo mostraremos o que é o programa Sisutec, suas vantagens, como funciona e quem pode participar. Confira!

O que é Sisutec?

O Sistema de Seleção Unificada de Ensino Profissional e Tecnológico (Sisutec) é mais um programa de acesso à educação criado pelo Governo Federal e que é gerenciado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). 

Esse programa tem como principal objetivo facilitar o acesso de jovens e adultos ao ensino Profissionalizante e Técnico. O Sisutec existe desde 2013, ano em que foi criado, é um projeto que complementa o Pronatec e oferece vagas gratuitas em diversas instituições de ensino particulares e publicas.

O programa seleciona os candidatos com base na pontuação obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Como funciona o programa Sisutec?

O programa tem um modelo que se assemelha ao Sisu, pois, do mesmo modo, é um sistema que permite ao candidato concorrer a vagas de cursos em todo o país. A inscrição no programa Sisutec e escolha dos cursos devem ser realizadas em uma única etapa, no prazo de inscrição determinado pelo edital, através da internet.

Após realizar a inscrição, o candidato terá acesso a uma página do programa com todos os cursos que o Sisutec oferece. A partir daí, basta filtrar as opções desejadas por instituição, localidade e tipos de curso.

Quando o candidato encontra o curso que é de seu interesse, ele poderá escolher duas opções por ordem de prioridade, ou seja, a primeira e segunda opção com as modalidades as quais deseja concorrer.

Inscrições Sisutec Online

Durante todo o período de inscrições do Sisutec é permitido comparar a nota obtida no Enem com a de corte para o curso que você escolheu. Fique atento na atualização das notas de corte que ocorrem todos os dias à meia noite, caso a sua nota não alcance a pontuação mínima, é possível alterar as opções de cursos até o último dia das inscrições para não ficar de fora da seleção.

Ao término do período de inscrição é liberada uma lista com os candidatos que foram selecionados na primeira chamada. Caso seu nome esteja na lista, o próximo passo deve ser procurar a instituição de ensino que oferece o curso desejado, para obter informações sobre a matrícula.

É importante ter em mente que cada candidato tem direito apenas a uma vaga, ou seja, selecionar as duas opções serve para classificação, uma vez, que somente uma deverá ser escolhida para matrícula. Caso tenha sido selecionado somente para segunda opção, o candidato poderá concorrer novamente à primeira opção, através da segunda chamada realizada pelo programa Sisutec

Na segunda chamada do programa são repassadas as vagas remanescentes aos suplentes, por ordem de classificação da nota obtida no Enem. Os candidatos subsequentes já matriculados podem cancelar a primeira matrícula se forem selecionados para a outra opção.

Fique atento a lista de chamadas e período de inscrição do Sisutec para não perder nada.

Quem pode se inscrever no programa Sisutec?

Para inscreverem-se no Sisutec os candidatos devem ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nas edições anteriores e não ter zerado a redação, além de ter concluído o Ensino Médio e possuir uma renda per capita mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

O programa Sisutec busca a democratização de vagas em instituições de ensino técnico, portanto, cerca de 85% do número de vagas ofertadas são ofertadas a pessoas que tenha cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública ou ter concluído os estudos através de bolsa integral, no caso de estudantes de escolas particulares.

Como se inscrever no Sisutec?

Antes de se inscrever no Sisutec é preciso saber que o candidato deve ter realizado a prova do Enem na edição anterior. 

O primeiro passo para se inscrever no programa é acessar o site oficial Sisutec. Tenha em mãos o seu número de inscrição e senha cadastrada no site do Enem, em seguida basta escolher as opções de cursos do Sisutec em que deseja se matricular.

A inscrição para participar do Sisutec é totalmente gratuita e realizada exclusivamente pela internet. É de grande importância que o candidato leia o edital do programa Sisutec para se atentar as regras e prazos.

Sistema de vagas reservas Sisutec

É obrigatório por lei que sejam reservadas vagas (Cotas) aos estudantes de baixa renda, portanto, o processo seletivo do Sisutec tem 85% das vagas destinadas a esses estudantes, tendo como objetivo a democratização do ensino à educação Técnica.

Se você não optar por concorrer às vagas reservas, não é necessário que tenha estudado todo o ensino médio em escolas da rede pública ou como bolsista integral em escola particular, porém, a quantidade de vagas ofertadas nessa modalidade é menor.

Para os candidatos às vagas reservas, existe a opção de participar da seleção para vagas de ação afirmativa (vagas do Sisutec destinadas a autodeclarados pardos, indígenas ou negros).

Nas instituições de ensino federais é obrigatório que seja realizado o cálculo das vagas de ação afirmativa, de modo que seja proporcional ao número de indígenas, pardos e pretos, registrado no censo demográfico mais recente.

Depois que você realizar sua inscrição será possível escolher qual a modalidade que deseja concorrer, se a mesma será optante ou não e qual a divisão de optantes das ações afirmativas é mais apropriada no seu caso. Desse modo, o Sisutec garante a igualdade para pessoas da mesma categoria escolhida.

Fique por dentro: Aplicativo Sisutec

Para que o candidato não perca nada a respeito dos cursos oferecidas, localização e instituições de ensino vinculadas ao programa, quantidade de vagas, turnos disponíveis, entre outros, a dica é instalar o aplicativo em seu Smartphone.

Através do aplicativo Sisutec também é possível acompanhar as datas importantes, criar lembretes, listar seus cursos favoritos e até receber notificações conforme o andamento do processo das notas de corte e chamadas.

O aplicativo Sisutec pode ser instalado em celulares Smartphones Android, iOS e Windows Phone.

 

Deixe um comentário