Como fazer o cadastro no ID Jovem

O Identidade Jovem (ID) é uma espécie de cartão que serve para que certos brasileiros tenham descontos em eventos culturais. Fornecido pela Secretaria Nacional da Juventude, ele é destinado a quem está em programas sociais e tenha de 15 a 29 anos. Ressalta-se que, para ter o Identidade Jovem, é obrigatório que as informações da família no programa social sejam atualizadas.
As famílias que ainda não estão em programas sociais, mas que têm renda máxima de dois salários mínimos, podem procurar pelo Centro de Referência em Assistência Social. Depois, bastará contatar a Caixa Econômica para o ID Jovem ser disponibilizado.

Vantagens do Identidade Jovem

Quem se cadastra para esse cartão tem vantagens para transporte também: o cidadão pode fazer dois trajetos gratuitos, desde que se trate de trem ou de ônibus, além de embarcações. Quando esses dois trajetos gratuitos acabarem, esses usuários poderão fazer mais dois pagando somente 50%.
Uma vez que o cartão registra que o usuário comprou um assento, ele ficará disponibilizado com exclusividade por três horas. Uma ressalva é que esses benefícios de transporte são destinados somente a trajetos entre os Estados. No caso dos eventos de lazer, cultura ou esportivos, o desconto oferecido será sempre de 50% e há como parâmetro o ingresso total.

Aplicativo

Os usuários do Identidade Jovem têm um aplicativo para que as suas compras de transporte público ou então de entradas de eventos sejam adquiridas. A segurança contra fraudes é bastante alta porque é utilizado o QRCode: com isso, cada cartão ID Jovem é nenhuma pessoa má intencionada pode retirar ingressos de terceiros e coisas semelhantes.
Outro benefício é que esse aplicativo faz com que o usuário do Identidade Jovem não precise utilizar papeis e nem mesmo um cartão físico, que ele poderia perder. O aplicativo é achado em qualquer loja de sistema operacional e é de graça, além de não ser preciso ter Internet.

Como fazer um ID Jovem?

O formulário para o cartão Identidade Jovem é encontrado em https://idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem#geraridjovem. Para preenche-lo, será preciso o nome completo da mãe, uma foto com resolução mediana, dados de contato e também o número NIS.
O indivíduo que não sabe o seu NIS pode perguntá-lo em alguma agência da Caixa Econômica Federal. Porém, o próprio site do ID Jovem tem um link em azul para se fazer essa consulta: ele se chama Consulta Cidadão e reporta o Número de Identificação Social por intermédio de alguns dados pessoais.

Secretaria Nacional da Juventude

Antigamente, a Caixa Econômica Federal fazia a sua emissão e é por isso que existem links no site desse banco com diferentes informações. Entretanto, agora somente a Secretaria Nacional de Juventude pode conceder o ID Jovem, além de tirar dúvidas. Importa ressaltar que os indivíduos que têm a carteira de estudante podem continuar a utilizá-la quando preferirem e que também podem requisitar o Identidade Jovem. A validade desse benefício é de 6 meses, mas o cidadão poderá procurar pela SNJ para fazer outro, lembrando que todo o processo cadastral será repetido.

16 comentários em “Como fazer o cadastro no ID Jovem”

  1. Pessoal, ficava informando que meus dados estavam errados e do meu marido tambem. Então depois de muitos testes lembramos que nossos Nomes e o da mãe dele foram alterados a pouco tempo. Colocamos o nome antigo (de quando recebíamos o beneficio do bolsa família) e assim conseguimos. Pode ser isso. As vezes seus dados não estão atualizados.

Deixe um comentário