cad unico

Cadastro Único do Governo – CadÚnico para ID Jovem

Para ter direito a usar a ID Jovem – Identidade Jovem, além de cumprir as regras previstas em lei, o jovem de 15 a 29 anos também dever estar inscrito no Cadastro Único. Este é um sistema do Governo Federal, que controla a inscrição de todos os beneficiários de programas sociais, com o intuito de fornecer os benefícios somente aos cidadãos que realmente tem necessidade. Confira logo abaixo como fazer seu cadastro no CadUnico para emitir sua Id Jovem.

O Governo Federal disponibiliza vários benefícios sociais voltados para as famílias em situações de pobreza e extrema pobreza. Essas iniciativas visam extinguir de uma vez por toda essa triste realidade em todo o Brasil. A matrícula nesses programas e benefícios utilizam o Cadastro Único do Governo, também conhecido como CadÚnico. Trata-se de uma grande plataforma capaz de centralizar todas às informações sobres os usuários cadastrados nos programas sociais.

cad unico

O que é Cadastro Único do Governo – CadÚnico

O CadÚnico é uma plataforma criada pelo Governo Federal para reunir todos os dados referentes as famílias brasileiras que estão classificadas em situação de extrema pobreza e pobreza. De posse dessas informações, o Governo Federal, Estados e municípios implementam projetos e políticas públicas com objetivo de melhorar a vivência dessas famílias.

O CadUnico é um sistema informatizado que controla o cadastro e dados das famílias brasileiras de baixa renda.

Os programas e benefícios do Governo Federal que utilizam a ferramenta são: Id Jovem; Bolsa Família; Minha Casa, Minha Vida; Bolsa Verde; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; Carteira do Idoso; Programa de Cisternas; Carta Social; Telefone Popular; Pro Jovem Adolescente; Brasil Carinhoso; Tarifa Social de Energia Elétrica; Isenção de Taxas em Concursos Públicos; entre outros. Além deste, alguns Estados e cidades utilizam o CadÚnico para o selecionamento de pessoas para seus próprios programas sociais.

Como fazer o cadastro

Para fazer seu cadastro visite o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de seu município, portando todos os documentos pessoais, comprovantes de endereço e renda de todos os integrantes da família.

Para que a inclusão possa ser feita sem nenhum problema, é preciso que o responsável esteja apto à responder todas as perguntadas solicitadas no cadastro, deve fazer parte da família, residir na mesma cassa e ter, pelo menos, 16 anos. Assim como, deve estar portando o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Título de Eleitor.

Caso a família seja quilombolas ou indígenas, o documento para o cadastro não precisa ser o CPF ou titulo de eleitor. Basta apenas estar portando certidão de nascimento, certidão de casamento, carteira de trabalho, certidão administrativa de nascimento do indígena ou carteira de identidade.

É fundamental que após a efetuação do cadastro no CadÚnico, a família mantenha as informações atualizadas. Sempre que houver alguma mudança no aspecto familiar, ela deve ser informada ao CRAS para que faça as devidas alterações.

Saiba como cadastrar sua ID Jovem

Como funciona o CadUnico

Para participar do ID Jovem e de outros programas sociais do Governo Federal é fundamental que o cidadão esteja inscrito no CadÚnico. Essa ferramenta é controlada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). É apenas por meio do Cadastro Único que o Governo consegue fazer o selecionamento das pessoas que precisam, verdadeiramente, ser atendida imediatamente da extrema pobreza e pobreza.

É de responsabilidade do município à promoção de visitas domiciliares às famílias que se enquadram no quesito de pobreza e extrema pobreza constantemente para fazer o cadastramento no sistema. Caso a família atenda este perfil, mas ainda não foi procura pelas equipes de atendimento, ela pode ir até o Centro de Referência em Assistência Social, também conhecido como CRAS, da sua cidade e solicitar o cadastramento no CadÚnico.

A Id Jovem

A Identidade Jovem garante a estudantes de 15 a 29 anos e baixa renda, direito a viagens gratuitas e meia entrada em shows, eventos e teatros.

Está com alguma dúvida sobre o Cadastro Único do Governo? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *