ID Estudantil: A nova Carteira de Estudante Digital Gratuita

Conheça a nova ID Estudantil, a Carteira Digital oficial do estudante brasileiro.

O Ministério da Educação criou o portal da ID Estudantil, um novo mecanismo que será responsável pela emissão gratuita da carteirinha do estudante, de forma totalmente digital.

A nova Carteira do Estudante Digital trará informações sobre estudantes de todo o Brasil e ainda possibilitará o pagamento de meia-entrada em teatros, shows, cinema e diversos outros eventos culturais, um direito adquirido pelos jovens brasileiros.

A ID Digital do Aluno estará disponível para download nas lojas virtuais da Apple Store para celulares iOS e da Google Play para celulares Android. A estimativa é que o programa esteja finalizado em dezembro, quando será possível iniciar os cadastros para 2020.

O MEC já conta com o portal idestudantil.mec.gov.br, onde há um contador regressivo para o lançamento da ID Estudantil.

Emissão de carteirinhas digitais do aluno

A ID estudantil e outras carteirinhas digitais poderão ser emitidas oficialmente pelas seguintes instituições:

  • Associação Nacional de Pós-Graduandos;
  • União Nacional dos Estudantes (UNE);
  • União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes);
  • No próprio portal do MEC.

Ela também poderá ser emitida por entidades estudantis estaduais, municipais e distritais, centros e diretórios acadêmicos, diretórios centrais dos estudantes e instituições que representem os estudantes do país e que sejam reconhecidas pelo Ministério da Educação. 

Dados para o MEC

Quem optar pela carteirinha digital do aluno, assim como nas versões físicas e digitais atuais, estará aceitando o compartilhamento de dados pessoais e cadastrais com o MEC. Isso irá contribuir para banco de dados nacional dos alunos, que deverá ser mantido em segurança através do Sistema Educacional Brasileiro.

Estas informações serão fundamentais para que o Ministério da Educação possa criar soluções de políticas públicas com relação ao sistema de ensino no país.

Onde poderei usar a ID Estudantil?

Esta nova carteira do estudante poderá ser usada em diversos eventos culturais. Nestes eventos o aluno terá direito a um desconto de 50%, a considerada meia entrada. Esta é uma forma que foi criada para dar mais qualidade de vida para os alunos do Brasil.

Onde posso tirar a ID Estudantil gratuita?

A carteira digital do aluno até o momento só pode ser emitida pela UNE e UBES, mas a partir de dezembro ela poderá ser emitida através do portal idestudantil.mec.gov.br, onde diante dos documentos pessoais do aluno e comprovação de matrícula nas redes de ensino reconhecidas pelo MEC, poderá ser feito o cadastro.

A ID Estudantil poderá ser apresentada nos eventos a partir do aplicativo para celular. Se o estudante não tiver um smartphone, o MEC ainda contará com a versão física da carteira estudantil, que poderá ser solicitada através do portal ou em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Hoje a UNE, UBES e outras organizações cobram pela emissão das carteirinhas, mas o serviço a partir do portal do MEC será gratuito.

Prazos para a emissão da nova ID Estudantil

Após o lançamento do programa do governo, o serviço estará disponível para alunos do ensino superior em até 90 dias (a partir de dezembro). Já para alunos do ensino fundamental, médio, técnico e também profissional, a emissão deve ser iniciada em 180 dias.

Qual a validade de uma carteira do aluno?

O prazo de validade de uma ID Estudantil será indeterminado, sendo válida enquanto o aluno estiver estudando. Assim que ele for desvinculado de uma instituição de ensino, a carteirinha será cancelada automaticamente.

Para quem optar por versões físicas, o vencimento será sempre dia 31 de março do ano seguinte a data da emissão.

Deixe um comentário