id jovem viagens gratis

ID Jovem: Conheça o novo benefício que garante viagens grátis pelo Brasil

O ID Jovem é um recente programa do governo, que garante viagens gratuitas para jovens de baixa renda que possuam entre 15 e 29 anos. Além do benefícios de viajar de graça para cidades fora do estado, os jovens terão outros benefícios como descontos na aquisição de ingressos de cunho cultural, esportivo e artístico no Brasil.

Para ter direito ao benefício, é necessário que a renda família seja de até dois salários mínimos, e possua inscrição no Cadastro Único do Governo Federal atualizado. O cadastro da ID Jovem é feito por meio de aplicativo de celular, através do número de seu NIS.

Tire todas as suas dúvidas sobre o Id Jovem

A identidade garante desconto de 100% na compra de passagens rodoviárias, ferroviárias e também em embarcações, que realizem trajetos interestaduais, ou seja, de um estado para outro.

É bem interessante para jovens e adultos de classe baixa do Brasil, que desejam aproveitar algumas opções de lazer mais baratas e até mesmo gratuitas. E para aprender mais sobre o ID Jovem, hoje estaremos falando um pouco mais de como funcionam as viagens interestaduais gratuitas do programa. Saiba mais informações sobre o direito ao ID Jovem.

id jovem viagens gratis

ID Jovem: Como funcionam as viagens gratuitas?

Para adquirir uma viagem interestadual gratuita, você deverá realizar a “compra” do seu bilhete, utilizando o seu cartão ID Jovem, ou mediante a apresentação da imagem do aplicativo, diretamente da tela do seu celular. A apresentação na hora da compra também deverá estar acompanhada de um documento com foto, atualizado.

Lembrando que são oferecidas apenas duas vagas gratuitas em cada viagem, sendo que ao esgotar, ainda será possível adquirir uma de outras duas vagas, mas com um valor de 50% em relação ao total do bilhete.

A viagem deverá ser entre estados, visto que viagens municipais, entre cidades de um mesmo estado, não estão incluídas no programa ID Jovem.

A reserva deverá ser feita com pelo menos 3 horas de antecedência. E o beneficiário deverá comparecer ao portão de embarque, com pelo menos 30 minutos de antecedência em relação ao horário de partida, juntamente com o seu ID Jovem, dentro do prazo de validade e seu documento com foto.

A venda foi negada, o que fazer?

Se você está com todos os documentos e regras do ID Jovem em dia, e ainda sim o bilhete foi negado pela prestadora de serviços, o jovem ou adulto, deverá solicitar uma justificativa formal da recusa, por escrito.

Nesta justificativa deverá constar a hora, data, local e o motivo do bilhete de viagem ter sido negado.

Todas as irregularidades no serviço de transporte, poderá ser comunicado a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), através do telefone 166, no site www.antt.gov.br, nos postos ANTT, presentes nos terminais rodoviários ou através do email ouvidoria@antt.gov.br.

Qual é o site para obter maiores informações sobre o ID Jovem?

O site oficial do programa é o: www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/Paginas/default.aspx

Nele é possível conferir todas as opções de vantagens e formas de cadastro para ser participante do programa.

One comment

  1. Pingback: Cadastro Único do Governo – CadÚnico para ID Jovem - ID Jovem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *