Quem tem direito a Identidade Jovem

Nos últimos anos, o Governo Federal tem se esforçado para ampliar diversos serviços à população que tem baixa renda. No entanto, muitos desses problemas não são tão divulgados pela mídia. Por isso, muitas pessoas quem tem direito à essas iniciativas, ficam desinformada à cerca desses programas. Um dos casos mais recentes é o ID Jovem, também conhecido como identidade jovem. Trata-se de um esforço para ampliar o acesso à plataformas culturais à jovens de baixa renda. Portanto, quer saber quem tem direito ao ID Jovem? Leia o artigo abaixo e informe-se.

O que é

O Identidade Jovem é uma iniciativa do Governo Federal voltada para assegurar o direito e também as conquistas referentes ao Estatuto da Juventude. Este programa é bem recente, lançado no ano passado. Portanto, pode ser que muitas pessoas não conheçam e não saibam que possui direito ao ID Jovem. O programa Identidade Jovem vai promover documento de identificação para jovens com faixa etária de 15 a 29 anos. De acordo com o Governo Federal, o ID Jovem estará alcançando uma faixa de 18,4 milhões de pessoas com baixa renda. Em apenas um mês de funcionamento, o Programa Identidade Jovem emitiu mais de 22 mil identificações, sendo que os estados de Minas Gerais, São Paulo e Bahia foram um dos que mais emitiram essa documentação.

Com o identidade jovem, o jovem possui acesso a pagamento de meia-entrada à eventos esportivos e artístico-culturais, assim como vagas gratuitas a veículo, embarcação ou comboio ferroviário de transporte interestadual.

Quem tem direito ao ID Jovem

Para que o programa se mantenha sustável e controlado, o Governo definiu algumas diretrizes em relação à participação no ID Jovem. Para participar do programa identidade jovem é necessário que obedeça à todos os critérios abaixo:

– Ter uma faixa etária entre 15 e 29 anos (o benefício também é válido para não estudantes);

– Possuir uma renda familiar equivalente à, no máximo, dois salários mínimos, o que corresponde à faixa de R$ 1.874;

– Estar matriculado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;

– Possuir cadastro atualizado no CadÚnico há, no mínimo, 24 meses;

– Saber o Número de Inscrição Social.

Como se cadastrar no Identidade Jovem

Após se informar à respeito das diretrizes de participação no Identidade Jovem e constatar que possui direito ao programa, o cidadão poderá realizar o cadastramento no site oficial do programa pelo seguinte endereço eletrônico: https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/#/jovem. No momento do cadastro será requerida alguns dados pessoais, como número de inscrição social, nome completo, data de nascimento e também nome da mãe. O processo de cadastro é muito fácil e pode ser realizado em dentro de pouquíssimos minutos, basta apenas que preste muita atenção no momento do preenchimento de cada informação.

Está com alguma dúvida sobre quem tem direito ao ID Jovem? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-los.

Quem tem direito a Identidade Jovem
5 (100%) 1 vote

5 comentários sobre “Quem tem direito a Identidade Jovem”

  1. Pingback: Como fazer o cadastro no ID Jovem - ID Jovem

  2. Pingback: Como funciona o ID Jovem - ID Jovem

  3. Existe algum outro programa parecido com o ID Jovem que beneficie estudantes na faixa etária entre os 30 e 35 anos e que tenham baixa renda?

  4. Pingback: Perguntas e respostas sobre o ID Jovem - ID Jovem

Deixe uma resposta